Projeto Imagem Sanitária é apresentado para estrangeiros na Anvisa

Com o objetivo de divulgar a iniciativa Projeto Imagem Sanitária, a Anvisa reuniu nesta terça-feira (24/06) em Brasília representantes do setor regulado e de agências reguladoras de Portugal, México, Peru e Cabo Verde, além  da Apex- Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

O Projeto Imagem Sanitária é uma parceria da Apex com a Abimo- Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios, e com a Abiquif- Associação Brasileira da Indústria Farmacoquímica e de Insumos Farmacêuticos. O objetivo da iniciativa é mostrar ao mercado internacional que produtos regulados seguem rígidas normas de controle.

A reunião foi aberta pelo Diretor-presidente em exercício da Anvisa, Jaime Oliveira, que deu as boas-vindas aos participantes e salientou a importância da realização de ações conjuntas que estimulem a adoção de práticas reguladoras eficazes. “Um produto seguro é um produto competitivo em qualquer mercado”, destacou Oliveira.

A chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Anvisa, Ana Paula Jucá, e o Gerente Geral da área de produtos para a saúde da Anvisa, Joselito Pedrosa, fizeram uma apresentação sobre as principais ações da Agência, salientando que a instituição regula um mercado que movimenta cerca de R$ 100 bilhões no mundo e representa 30% do PIB brasileiro.

Na área de serviços para a saúde, cabe destacar que a Anvisa promove ações regulatórias em um ambiente com 182,8 mil serviços ambulatoriais, 8,5 mil hospitais e 21,4 mil outros tipos de estabelecimentos de saúde.

A Anvisa atua no cenário internacional com ações que buscam a aproximação entre as agências reguladoras congêneres; está qualificada junto a Organização Pan-americana de Saúde-OPAS para medicamentos e vacinas; é autoridade de referência Regional desde 2011; defende a transferência de tecnologia e participa de discussões de mercado no âmbito do Mercosul e da OMC.
 

Imprensa/ Anvisa